O Tai Chi Chuan, também conhecido como Tai Chi apenas, é uma arte marcial chinesa, que na tradução significa “boxe da suprema cumeeira” ou ainda como “técnica de combate à mão da suprema cumeeira”.
Ela nada mais é do que uma técnica taoista interna, que faz a combinação de exercícios milenares corporais (tao yin e chi kung) com a respiração, os preceitos e ensinamentos da Medicina Tradicional da China e a capacidade de cada indivíduo de manter a concentração.
PUBLICIDADE
Essa arte suave, diferentemente da grande maioria das artes marciais, ajuda no relaxamento dos músculos, tendo como objetivo principal a maior tensão da musculatura e agilidade. Por este motivo, o Tai Chi é considerado por muitos uma arte de meditar em movimento.
Existem diversas maneiras de praticar o Tai Chi, seja ela com uma espada usada como arma, ou um leque, ou ainda com as mãos livres. Criado sob as fortes influências das práticas conhecidas como taoistas para circulação livre de energia — que tinham como objetivo principal a melhora da mesma e aumento da vitalidade —, o Tai Chi Chuan nasceu como uma arte marcial mais refinada, passada de geração para geração, ou seja, ensinada pelo fundador de uma família.